Analytics

Vacinação gratuita contra HPV começou nesta segunda-feira

Olá meninas, tudo bem?

O assunto que trazemos a vocês é vacinação contra o vírus HPV.

Meninas de onze a treze anos poderão ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde segunda-feira, 10. A vacina será oferecida até o final deste ano em 36.000 postos de saúde e escolas públicas e privadas.


A vacina contra o HPV é capaz de prevenir a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, que pode ser contraído por meio de relação sexual, contato direto com peles ou mucosas infectadas, e também no momento do parto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras do HPV, sendo que 32% são infectadas pelos tipos causadores do câncer. Por ano, 270.000 pessoas morrem em decorrência da doença. 

A vacinação se dá de forma gradativa e totaliza três aplicações: a segunda dose é aplicada seis meses depois da primeira - e garante proteção contra a contaminação. Passados cinco anos, será aplicada a terceira dosagem da vacina, que serve como um reforço para manter a imunização duradoura. Quando seguido todo o protocolo, a vacina atinge eficácia de 98,8%.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina não elimina a necessidade de uso de preservativo durante a relação sexual, já que o sexo desprotegido pode levar a outras doenças, como infecção pelo vírus da aids, hepatite e sífilis. Além disso, meninas que foram vacinadas não devem deixar de fazer, a partir dos 25 anos, o exame Papanicolau, que pode diagnosticar o câncer de colo do útero precocemente.

É isso aí meninas, essa é a nossa dica sobre saúde feminina.

Beijinhos e até mais ;*

Ericlécia Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

imagem-logo